segunda-feira, 9 de agosto de 2010

DICA DO MÊS: ALIMENTAÇÃO

ALIMENTAÇÃO:
Depois de passar o primeiro ano de vida ingerindo muito leite e papinha, as crianças cismam de comer menos justamente quando parecem precisar mais. Acreditando que os filhos crescidinhos necessitam mesmo de mais alimentos, os pais usam todo tipo de artifício e imposição para esvaziar os pratinhos dos filhos. Resultado: a hora da refeição se transforma num martírio. Os especialistas em nutrição infantil, porém, garantem: é normal que as crianças comam menos no segundo ano de vida, mas é exatamente essa a época de criar bons hábitos alimentares.
O pediatra Ary Lopes Cardoso, chefe da unidade de Nutrologia Pediátrica do Hospital das Clínicas de São Paulo, explica que nesse período a criança está encerrando o primeiro de seus dois estirões de crescimento (o segundo ocorre na adolescência). De fato, do trimestre final da gestação até o primeiro ano, os bebês quase dobram a altura e triplicam o peso. "O gasto energético para sustentar esse ritmo é enorme", assegura Cardoso. Depois, o crescimento é mais lento e as necessidades alimentares se modificam.

Rotina com prazer
Admitir que a criança come menos não significa deixar de estimular hábitos da boa alimentação. "É importante variar sabores, para tornar a refeição mais prazerosa, porque é nesta fase que começamos a desenvolver o paladar", diz o pediatra José Augusto Taddei, chefe da disciplina de Nutrição e Metabolismo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A criança deve acompanhar a rotina de refeições da família, que em quase todo o Brasil se compõe de café-da-manhã, pequeno lanche, almoço, lanche da tarde e jantar. Se ela não quiser comer na hora certa, não ofereça outras comidinhas. Na refeição seguinte, provavelmente estará com mais fome. A estratégia funcionou com a professora Ana Lélis. "Quando cortei os petiscos que dava ao João entre as refeições, ele passou a comer melhor nos horários regulares", conta.
O cardápio também deve ser o mesmo da família. Restrições, somente aos alimentos alergênicos, como carnes gordurosas, embutidos (salsicha, presunto) e frutos do mar. As carnes, inclusive as vermelhas, são indispensáveis e ajudam a evitar certo tipo de anemia.

Abrindo o apetite
A relação que a criança tem com a comida é muito importante. Deixe seu filho entrar em contato com os alimentos, tocá-los com as mãos, levá-los à boca. Respeite as preferências, mas não desista de um alimento logo na primeira rejeição: para apreciar sabores é preciso experimentá-los mais de uma vez. E se a criança tentar driblar as refeições sólidas tomando somente mamadeiras, a substituição delas por copos vai diminuir o conforto que ela vê nessa opção.

BEM VINDOS!!!!

É MUITO BOM VOLTAR!
ESTE SEMESTRE SERÁ MUITO ESPECIAL, POIS ESTAREMOS JUNTOS NOVAMENTE.
PAIS, OBRIGADA POR CONTINUAR CONFIANDO EM NÓS.ESTAREMOS SEMPRE PRONTAS A AJUDAR!
ESTAMOS PREPARANDO ATIVIDADES INTERESSANTÍSSIMAS PARA NOSSAS CRIANÇAS!

BEIJOS,
TIAS PATY E CRIS

FEIRA DO CONHECIMENTO








QUEM DISSE QUE NÃO NOS PREOCUPAMOS COM O MUNDO?

NOSSAS CRIANÇAS, DE APENAS DOIS ANOS, CONFECCIONARAM TRABALHOS INCRÍVEIS REFERENTES À POLUIÇÃO.

É COM A AJUDA E CONSCIENTIZAÇÃO DELAS QUE MUDAREMOS ESTE MUNDO! NUNCA É CEDO NEM TARDE DEMAIS PARA COMEÇAR!!!

Férias


EM JULHO TIVEMOS O NOSSO CURSO DE FÉRIAS, QUE FOI UM SUCESSO!

A MAIORIA DOS NOSSOS ALUNOS PARTICIPARAM! FOI MUITO BOM E DIVERTIDO.

AGRADECEMOS A AJUDA DAS TIAS MARAÍZA E ZILDA PELO CARINHO E CUIDADO COM TODOS OS NOSSOS BEBÊS NESTE PERÍODO!!!!